Opower

Pinterest

É um fenômeno relativamente frequente que deixemos a luz ligada de um cômodo vazio ou nos esqueçamos de desligar um aparelho que não estamos mais usando. Isso obviamente gera consequências negativas para nós mesmos e para a sociedade como um todo: temos que pagar uma conta de energia elétrica mais alta do que o valor que realmente usamos, e desperdiçamos um recurso que contribui para a mudança climática.

A Opower é uma empresa de softwares que fornece para seus clientes informações sobre seus consumos de energia, juntamente com formas de economizar energia e dinheiro. A empresa foi fundada em 2008 por Dan Yates e Alex Laskey, e inspirados pelas pesquisas sobre persuasão do psicólogo Robert Cialdini, e em parcerias com concessionárias que queriam ajudar seus clientes a economizar energia, reprojetaram a carta da conta de energia dos seus clientes na cidade de San Marcos (na Califórnia), incluindo mensagens normativas, que mostravam às pessoas o seu consumo comparado ao dos vizinhos em casas de tamanho similar.

opower

opower_resultados

Logo nas primeiras tentativas do programa, houve uma redução de 1,5% a 2,5% do consumo de energia, o que pode não parecer muito, até sabermos que até fevereiro de 2013, isso representava uma economia de mais de 250 milhões de dólares nas contas de energia dos moradores. E isso, com apenas a mudança na conta de luz. Veja abaixo a apresentação no TED de Alex Laskey, um dos fundadores da Opower (para habilitar a legenda, clique no ícone do lado esquerdo do “maximizar tamanho da tela”).

 

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *