Gratidão gera produtividade

Pinterest

“Gentileza gera gentileza” é uma expressão famosa. Mas você também sabia que gratidão gera produtividade?

gratidao-produtividade_thumb

Em uma pesquisa envolvendo levantamento de fundos em um call center de uma universidade pública dos EUA – um contexto em que geralmente a motivação é lá embaixo pela taxa de rejeição ser lá em cima –  metade dos colaboradores (o grupo controle) teve seu dia de trabalho normal. A outra metade (o grupo experimental) foi visitada pela diretora de doações anuais, que agradeceu os operadores do call center pelo trabalho que estavam fazendo, dizendo especificamente “Eu sou muito grata pelo seu trabalho duro. Nós apareciamos sinceramente suas contribuições para a universidade.” Ambos os grupos de colaboradores recebiam diariamente um feedback sobre seus resultados; a única diferença entre os grupos era se eles receberam ou não a expressão de gratidão da diretora.

Os pesquisadores monitoraram o número de ligações que os operadores do call center realizaram antes e depois desse nudge. Enquanto, no grupo controle, os colaboradores continuaram a fazer ligações no mesmo ritmo, os colaboradores do grupo experimental fizeram 50% mais ligações na semana após a visita da diretora. Ou seja, um simples agradecimento foi capaz de fazer com que os colaboradores que foram expostos ao pequeno nudge tivessem sua produtividade aumentada (e muito).

Esse pequeno nudge mostra o poder da gratidão. Na sua empresa, você tem agradecido o suficiente seus colaboradores? Ou tem gastado rios de dinheiro em palestras e treinos motivacionais?

Fonte: Journal of Personality and Social Psychology (PDF)

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *