Aumento da reciclagem entre os colaboradores de uma empresa

Pinterest

Com o objetivo de aumentar a reciclagem de papel velho e copos de plásticos em seus escritórios, uma empresa de telecomunicações da Holanda desenvolveu um projeto de nudging. A empresa já tinha colocado caixas de lixos em cada departamento e uma equipe instruía os colaboradores sobre a importância de usá-las, mas mesmo assim a quantidade de papel e copos plásticos que acabavam indo para as lixeiras pessoais não foi reduzida.
A empresa então decidiu fazer um pequeno experimento, alocando diferentes departamentos aleatoriamente para diferentes condições. Dois departamentos cumpriram o papel de grupo controle (ou seja, continuaram a receber instruções, como já recebiam antes) e outros dois departamentos cumpriram o papel de grupos experimentais. Os participantes do grupo experimental I receberam uma caixa personalizada para reciclagem de papéis velhos, que foi colocada visivelmente perto da mesa de cada participante (usando assim o princípio comportamental da saliência). No grupo experimental II, os participantes também eram solicitados a planejar quando, onde e como reciclariam seus papéis velhos e copos usados recicláveis (usando assim o cutucão conhecido como “intenção de implementação”, que explora o princípio de compromisso e coerência).
Os resultados demonstraram que pedir para as pessoas planejarem quando, onde e como reciclar reduziu a quantidade de papel velho e copos de plásticos que eram jogados nas lixeiras pessoais em 75% a 80%.

reciclagem

Fonte: Enabling sustainable choices in everyday life – 12 strategies to promote behaviour change

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *